Eu honro e respeito minha história!
Quantas vezes você olhou para trás e se arrependeu de coisas que fez ou deixou de fazer, disse ou deixou de dizer… Quantas vezes você se envergonhou por algo que causou?
Quantas vezes paramos para pensar sobre o que fizemos ou não fizemos? Com que frequência nos culpamos por fazer isso ou aquilo? Ou até nos culpamos porque não fizemos ou dissemos alguma coisa?
Às vezes somos muito cruéis para nós mesmos! Nós nos julgamos e falamos por nós mesmos: eu sou um burro! Se eu tivesse feito tal coisa, não teria acontecido isso!
Seria realmente diferente?
Nós nunca saberemos!
A verdade é que não sabemos o que aconteceria, mas nos culpamos e sofremos fazendo mal para nós mesmos.
O que fizemos ou não fizemos é o que forma quem somos hoje. Nós cometemos erros e continuamos adiante, nós aprendemos com as coisas do nosso passado e tudo o que passamos faz de nós. Então, ao invés de se culpar ou viver de memórias do passado (bom ou mau) precisamos olhar para trás somente para honrar e respeitar a nossa história, nossas raízes, nossos antepassados, a nossa criação… Agradeça e continue.
Se nossos pais estavam errados ou eram indiferentes para nós, não tente julgar, agradeça e siga em frente. Eu sei que esta parte pode não parecer tão fácil, porque todo mundo conhece sua própria história. Eu também tive que encarar essa realidade!
Se tiver dificuldade em olhar para a sua história e não culpar seus pais, por favor, tente aprender um pouco sobre a infância deles. Talvez isso explique muitas coisas e explique também algumas atitudes deles com você. Pode não parecer aceitável, mas você pode mudar o seu conceito de “honrar e respeitar a sua história.”
Se sua infância e seu caminho até aqui receberam uma chuva de amor e alegria, apenas agradeça.
Se a sua infância e o seu caminho até aqui foram cheios de dificuldades, apenas agradeça.
Quando agradecemos a nossa história, nossas dificuldades, nossos erros, nosso aprendizado e todo o caminho até aos dias de hoje, é um sinal de que estamos evoluindo e automaticamente nos curando.
Honrar e respeitar a sua história, agradeça quem você é e o caminho a seguir vai fazer diferente … se você quiser.
Faça o seguinte exercício:
Quadro de realizações
Pegue uma folha de papel e escreva o ano em que estamos, coloque uma grande conquista deste ano (você pode colocar mais de um). Na próxima linha coloque o ano anterior e uma grande realização, após o ano anterior … até chegar no seu ano de nascimento. Você terá que puxar uma grande quantidade de memória, você pode precisar de ajuda de alguém, um calendário, fotos, registros ou redes sociais. Não importa! O importante é colocar o máximo possível de realizações positivas na folha (você pode ter mais de uma folha e pode junta-las se desejar).
Depois de terminar o quadro observe por alguns minutos!
Agora você pode ver quantas coisas boas você tem que agradecer pela sua história?
Agora você pode ver o quão especial você é?
Diga em voz alta: “Eu honro e respeito a minha história. Eu honro e respeito meu passado. Eu honro e respeito meu pai e minha mãe. A partir de agora eu escolho o que é melhor para mim.”
Honrar e respeitar a tua história é amar a si mesmo!